3tentos, companhia do agronegócio, estreia no Novo Mercado da B3

 Companhia do agronegócio brasileiro, a 3tentos Agroindustrial S.A. ingressou nesta segunda-feira (12) no Novo Mercado da B3, realizando uma oferta primária de ações. A ação da 3tentos (B3: TTEN3) na B3, cujo preço inicial fixado foi de R﹩ 12,25, registrou valorização de 7% nas primeiras negociações. Às 11h10m, a alta era de 4,41%, com o papel valendo R﹩ 12,79.

 
A oferta de ações da 3tentos foi restrita, via Instrução CVM 476, ou seja, direcionada a investidores profissionais, com pelo menos R﹩ 10 milhões para a compra de papéis. A operação foi dividida em oferta primária, referente a 94.117.647 ações; e oferta secundária, com a venda, inicialmente, de 15.686.275 ações. A oferta, no entanto, ainda pode contar com lote adicional e suplementar de ações até 13 de agosto, quando toda a operação estará concluída. A operação de oferta de ações da companhia foi coordenada pelos BTG Pactual (coordenador líder), Bank of America, Bradesco BBI, Citi, UBS BB e Safra.
 
Realizado na sede da B3, no Centro de São Paulo, e seguindo protocolos adotados na pandemia, o evento contou com a participação de Gilson Finkelsztajn, CEO da B3, e dos cofundadores da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, CEO da empresa, e João Marcelo Dumoncel, COO, além de outros executivos.
 
"Sabemos da nossa responsabilidade com os produtores, o time 3tentos e os acionistas, e nós superaremos todos os desafios. Conjugar agricultura, produtividade, alimento e energia renovável é o que a 3tentos busca desde seu primeiro dia de vida", disse Luiz Osório Dumoncel, CEO da 3tentos, em seu discurso antes do toque de campainha que marcou o IPO na Bolsa.
 
Os recursos captados pela 3tentos vão ajudar a companhia no projeto de consolidação da sua liderança no mercado do Rio Grande do Sul e na sua expansão em direção ao Centro-Oeste, onde investirá na operação de varejo de insumos e também uma nova planta industrial em Mato Grosso, com produção de biodiesel. Além disso, os recursos vão reforçar o caixa e o capital de giro da empresa pelos próximos anos.
 
Os planos da 3tentos incluem a abertura de mais 30 lojas até 2025, sendo 22 no Rio Grande do Sul (três já foram abertas em 2021) e outras 8 em Mato Grosso (hoje há uma loja no estado). No total, a companhia contará com 70 lojas em funcionamento dentro de cinco anos.
 
Nos últimos 10 anos, a empresa tem registrado crescimento em torno de 27% ao ano. Em 2020, a 3tentos faturou R﹩ 3,1 bilhões, com aumento de 38,9% na receita, em relação ao ano anterior. Seu EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R﹩ 402 milhões, registrando um avanço de 111% na comparação com 2019.
 
3tentos
 
Criada em 1995, a 3tentos, que tem sede na cidade gaúcha de Santa Bárbara do Sul (RS), tem cerca de 17 mil clientes. A empresa oferece um ecossistema verticalizado e integrado com base em três pilares: varejo de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes e defensivos), originação e trading de grãos e industrialização (de farelo, óleo e biodiesel de soja). Possui dois parques industriais - nas cidades gaúchas de Ijuí e Cruz Alta -, segue crescendo no Rio Grande do Sul e abre nova frente de expansão, no Estado do Mato Grosso, com varejo e indústria.
 
A 3tentos investe fortemente no desenvolvimento de tecnologias para facilitar a vida do produtor rural, por meio de soluções digitais (aplicativos, barter de insumos, fixação on-line de grãos pelo App, Certificação Digital e Nota Fiscal Eletrônica), e possui uma área interna de pesquisa e desenvolvimento, contando com parcerias público e privada.
 
Entenda os três pilares do ecossistema da 3tentos
 
Varejo de insumos agrícolas - As vendas são realizadas atualmente em 44 lojas, sendo 43 no Rio Grande do Sul e uma em Mato Grosso, com auxílio de mais de 130 profissionais (agrônomos, técnicos agrícolas e pesquisadores) que prestam consultoria especializada em gestão, manejo e tecnologia. As lojas da 3tentos estão distribuídas em 40 municípios, com consultores atendendo em mais de 150 municípios do Rio Grande do Sul. A empresa tem ainda duas unidades de beneficiamento de sementes em Santa Bárbara do Sul, um centro de pesquisa e desenvolvimento e uma unidade misturadora de fertilizantes em Ijuí.
 
Originação e trading de grãos - Compra e venda de grãos a aproximadamente 11 mil produtores rurais, com capacidade de armazenagem superior a 900 mil toneladas para soja, milho e trigo. Para a logística e escoamento desses grãos, a companhia conta com frota própria de caminhões e dois modais ferroviários nas cidades de Ijuí e Cruz Alta.
 
Industrialização de grãos - Por meio de duas fábricas (Ijuí e Cruz Alta), a 3tentos industrializa soja, produzindo farelo (componente para rações animais na avicultura, suinocultura e bovinocultura) e biodiesel. A companhia tem capacidade de esmagamento de soja de 3 mil toneladas/dia e de produção de 850 mil litros/dia de biodiesel. Possui ainda dois modais ferroviários, ligando as unidades de Ijuí e Cruz Alta ao Porto de Rio Grande, responsável pelo escoamento de relevante parcela do farelo de soja exportado no Brasil.
Fonte: Diário de Cuiabá