Confiança do empresário de MT está acima do registrado em outubro de 2018

 O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso (ICEI MT) atingiu 60 pontos em outubro, o que representa um crescimento de 5,9 pontos em relação ao mesmo período de 2018. Apesar da queda de 1,3 ponto frente a setembro, o industrial mato-grossense mantém o otimismo registrado ao longo de todo o ano. É o que revela os dados divulgados, nesta sexta-feira (31/10), pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

De acordo com a pesquisa, o otimismo dos industriais de pequeno porte acompanha o dos empresários de médio e grande porte, ambos estão acima da linha dos 50 pontos e cresceram 6 pontos em comparação a outubro do ano passado. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes.

Ao atingir 56,1 pontos neste mês, a indústria da construção cresceu 10,6 pontos em relação a outubro do ano passado. Mesmo com leve recuo de 0,8 ponto frente a setembro, as indústrias extrativas e de transformação seguem a tendência de confiança com 60,1 pontos.

A pesquisa mostra uma melhor percepção dos empresários em relação às condições atuais da economia brasileira e uma queda na expectativa para os próximos seis meses. O indicador de condições atuais alcançou 51,4 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos. O indicador de expectativa caiu levemente em comparação a setembro para 63,5 pontos. Apesar do recuo de 1,9 ponto, os empresários se mostram otimista com o desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses.

Fonte: SFiemt