Secretários em Sorriso se reúnem com investidores chineses para discutir novas propostas de negócios

 Os secretários de Fazenda, Sérgio Kocová, e de Desenvolvimento Econômico, Claudio Drusina, participaram, nesta 3ª, em Cuiabá do encontro com investidores e representantes do governo chinês, juntamente com prefeitos e lideranças do agronegócio em Mato Grosso. A reunião, no Palácio Paiaguás, é resultado da visita do governador Pedro Taques e prefeitos, dentre eles Ari Lafin, feita no início do mês para fortalecer laços comerciais e discutir novas propostas de negócios. “Sorriso hoje é referência mundial em commodities e agora iniciaremos uma fase de transformação por meio de agroindústrias, por isso deve ser visto como um dos principais núcleos de investimentos no Mato Grosso”, disse o secretário Drusina, que também foi a China.

Durante a reunião, a comitiva de chineses sinalizou interesse em contribuir na aquisição de mais silos para a estocagem de grãos, já que, durante a viagem, o governador e prefeitos fizeram visitas técnicas que resultaram na sinalização de investimento de R$ 1,5 billhão na construção de 30 silos de armazenamento de grãos em Mato Grosso que serão feitos por uma empresa brasileira cujos representantes fizeram parte da comitiva de Mato Grosso na missão oficial. A empresa Cofco Alimentos também anunciou que irá expandir seus negócios em Mato Grosso. A expectativa é dobrar a compra de soja do Estado no prazo de cinco anos.

“A presidência de Shanxi está aqui como intermediadora. É um estado agricultor que abriga as principais empresas chinesas e vai apresentar nossos projetos para que essas empresas possam investir. É um importante resultado do trabalho que nossa delegação fez na China, no início do mês, em que o governador Pedro Taques coordenou esse trabalho de divulgação do nosso Estado”, destacou o presidente do Desenvolve MT, Mário Milton Ferreira. A informação é da assessoria.